O Conselho Municipal de Maputo apresentou, esta quinta-feira (25), à Assembleia Municipal, uma proposta de substituição de topónimos a algumas vias públicas nos bairros dos distritos municipais de KaPfumu, KaMavota, KaMubukwana e de KaMaxaqueni.
No KaPfumu propõe-se que a toponímia das ruas número 1.004 e 1.081, no bairro Central “C”, passem a ostentar os nomes Batalha de Mukhontweni e Doma Drale, respectivamente. No mesmo bairro, a rua número 1.307 designar-se-á Steve Binco. o Jardim 28 de Maio, vulgo Jardim dos Madjernanes, chamar-se-á Jardim da Liberdade.No Distrito Municipal KaMavota, as ruas número 4.029 e 5.514 passarão a chamar-se Marina Pachinuapa e Deolinda Guezimane, respectivamente. Estas duas figuras são combatentes da luta de libertação nacional.
No Distrito Municipal KaMubukwana as rua número 5.909 e 5.911 passam a ostentar, respectivamente, caso a proposta seja aprovada, os nomes Teresa Amuli e Base Moçambique.
O outro topónimo apontado, para KaMaxaqueni, chama-se Comunidade Sant´Egídio, em reconhecimentos das actividades desenvolvidas pela agremiação italiana com o mesmo nome na promoção do diálogo entre os homens e de acções de caridade. Esteve também envolvida na assinatura do Acordo Geral da Paz entre a Frelimo e Renamo, pondo fim à guerra dos 16 anos.
Esta proposta de alteração de topónimos foi canalizada às comissões de trabalho da Assembleia Municipal para apreciação. Entretanto, só poderá ser debatida em 2013 porque a sessão havida, esta quinta-feira, foi a última para o presente ano.
