A Polícia da República de Moçambique (PRM) registou, na semana passada, em todo o país, 53 acidentes de viação, contra 41 de igual período do ano transacto. Como consequência houve 34 óbitos, 31 feridos graves e 52 ligeiros.
Do total de sinistros, 33 foram atropelamentos, oito despistes e capotamento, três choques entre carros, queda de passageiros, choque carro-peão e contra obstáculos fixos.
Segundo o porta-voz do Comando-Geral da PRM, Pedro Cossa, o combate ao aumento de acidentes de viação passa pelo respeito das normas de condução e pelo envolvimento de todos na fiscalização dos que se fazem ao volante embriagados.
Ainda na semana passada, a corporação fiscalizou 20.595 viaturas, dos quais 3.827 multadas por cometimento de diversas irregularidades, 69 veículos apreendidos e 87 condutores detidos por condução ilegal.
Num outro desenvolvimento, Cossa referiu que os acidentes de viação causados por condutores embriagados mantêm a tendência de crescimento, apesar dos apelos da Polícia para que sejam responsáveis quando se fazem à estrada.
