A condução sob efeito de álcool tende a aumentar na capital do país, apesar dos constantes apelos da Polícia no sentido de os condutores enveredarem por práticas contrárias.
Segundo o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Orlando Modumane, durante a semana passada 80 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia, dos quais 36 acusaram positivo.
Este número preocupa porque comparado com as situações anteriores mostra uma tendência de crescimento, o que culmina com a sinistralidade rodoviária e mortes.
Relativamente aos acidentes de viação, na semana em análise houve 16 acidentes de viação, contra nove de igual período do ano passado, dos quais sete foram atropelamentos, três choques entre carros, dois despiste e capotamento, dois choques contra obstáculos fixos, um choque carro e moto e uma queda de passageiro.
Consequentemente quatro pessoas morreram, contra nenhum do ano passado. Foram igualmente fiscalizadas 2.975 viaturas, apreendidas 13 cartas de condução e impostas 967 multas.
