Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matchedje e Estrela Vermelha a caminho do Moçambola-2013

Iniciou neste sábado (13) a disputa pelos três lugares vagos para a próxima edição (2013) do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola. Duas partidas marcaram o pontapé de saída da “poule” de apuramento na zona Sul e Centro do país. O Matchedje de Maputo e a Estrela Vermelha da Beira foram as equipas que pontuaram na primeira jornada desta fase.

O Campo do Texlom na Matola foi palco do pontapé de saída da fase de apuramento apelidada por “poule” com a equipa do Djuda FC a receber em casa a turma dos militares da capital.

Condições do campo? Péssimas. Impróprias para a prática de futebol visto que a chuva que caiu sobre aquele ponto do país na última sexta-feira deixou o “pelado” com charcos de água. Ademais, o campo não tinha balneários em condições quer para os próprios jogadores quer para o próprio público que era obrigado a recorrer às árvores para as suas necessidades biológicas.

Mesmo na lama, houve futebol e o público não deixou de apoiar as duas equipas, com destaque para o Matchedje que trouxe àquele campo um batalhão das Forças Armadas de Defesa de Moçambique para prestar o apoio à sua equipa.

Nos primeiros minutos jogava-se de igual para igual e não se podia prever o resultado final. A bola era muito bem disputada sobretudo na zona intermediária, contudo, à dada altura, a equipa visitante decidiu subir as linhas de jogo numa manifesta atitude de arriscar com tudo para chegar ao tento.

Foram precisos 15 minutos para o Djuba FC consentir o primeiro golo na sequência da marcação de um pontapé de canto. Pilar, o guardião das redes dos caseiros fez uma saída em falso e, oportunista, Azarias abriu o marcador com a baliza parcialmente desprotegida. A equipa da casa, Djuba FC, não cruzou os braços e passou a comandar a partida a partir do minuto 20 até ao intervalo, tendo criado várias situações de golo que infelizmente não modificaram o resultado.

Nesse mesmo período do jogo o Matchedje só saía em contra-ataque sem criar jogadas de perigo contra os donos da casa.

No segundo tempo, a história da etapa final do primeiro tempo se repetiu. Porém, foi contra essa corrente do jogo que Zacarias bisou na partida. O relógio marcava o minuto 73 quando num livre directo desviado pela barreira, Pilar deixou escapar o esférico da sua mão esquerda.

Em casa mandou o Estrela Vermelha

Ainda neste sábado, uma moldura humana não deixou de aceder ao campo do Ferroviário da Manga, arredores da cidade da Beira, para prestar o seu apoio à equipa da casa que luta por um dos três lugares no Moçambola, edição 2013.

Quer o Estrela Vermelha da Beira quer o Desportivo de Tete não conseguiram abrir o marcador no decurso do primeiro tempo. Aliás, esgotaram-se os 90 minutos sem que sejam violadas as redes das duas equipas. Contudo, foi no tempo de compensação que a equipa da casa chegou ao golo, bastante contestado pela equipa adversária visto que a bola não foi instalar-se no fundo das malhas tendo saído da baliza visto que as redes estavam furadas.

O árbitro validou e os três pontos foram abonados à equipa da casa.

Eis o quadro completo de resultados da 1ª jornada:

Zona Norte

Atlético de Mecanhelas 0 – 1 Desportivo de Nacala

Sporting de Monapo 2 – 1 Desportivo de Ibo

Próxima jornada: Desportivo de Nacala X Sporting de Monapo; Desportivo de Ibo X Atlético de Mecanhelas

Zona Centro

Estrela Vermelha da Beira 1 – 0 Desportivo de Tete

Palmeiras de Quelimane 0 – 0 Textáfrica

Próxima jornada: Textáfrica de Chimoio X Estrela Vermelha da Beira; Desportivo de Tete X Palmeiras de Quelimane

Zona Sul

Djuba FC 0 – 2 Matchedje

AD da Maxixe 0 – 0 Ferroviário de Gaza

Próxima Jornada: Ferroviário de Gaza X Djuba FC; Matchedje X AD da Maxixe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts