A Nivenheé (despertar) e Niwananane (Unimo-nos), duas organizações não governamentais de maior dinâmica no âmbito prevenção e combate ao HIV/SIDA na província de Nampula, estão a transmitir a sua experiência nesta matéria, influenciando deste modo, os profissionais de vários órgãos de informação a publicarem mensagens que promovam a mudança de comportamentos.
A Nivenhéé trabalha com pessoas vivendo com o vírus do SIDA no combate ao estigma e discriminação, enquanto a Niwananane está ligada ao aconselhamento em saúde e tratamento para demais interessados, através da medicina alternativa.
Num diálogo com os participantes ao seminário de Comunicadores em concepção de mensagens e materiais educativos sobre prevenção e serviços de HIV/SIDA, que decorre, desde segunda- feira, na capital provincial de Nampula, os representantes das duas associações apontaram o estigma e a discriminação como um dos factores que contribui para o aumento dos níveis de infecção. Esta posição é sustentada devido aos constantes casos de abandono a que são submetidos muitos pacientes.