O Presidente da República, Armando Guebuza, empossou, esta sexta-feira (12), no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição da República e sob proposta do Conselho Superior da Magistratura Judicial, cinco juízes conselheiros para o Tribunal Supremo.
O cargo de juiz conselheiro daquele tribunal é o topo da hierarquia na carreira judicial. Os investidos são: Matilde Augusto Monjane, Osvalda Joana, António Paulo Namburete, Pedro Sinai Nhatitima e Augusto Abudo da Silva Hunguana.
A nomeação dos empossados aconteceu a 14 de Setembro passado. Segundo Guebuza, pesou para o efeito a dedicação demonstrada na área judicial, pelo que devem se empenhar em dignificar e humanizar a Justiça.
Na ocasião, o estadista moçambicano apelou para que eles se ocupem da sua principal atribuição, que é “garante a aplicação uniforme da lei na sua área jurisdição ao serviço dos interesses do povo moçambicano”.
Relembrou-lhes igualmente que os cidadãos esperam deles a aplicação com base num estudo aprofundado de cada processo, bem como a “total e constante entrega ao exercício do saber fazer, decidir e do aplicar da lei e da justiça em tempo útil com isenção e imparcialidade”.
