O Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATER) avaliou, desde 2011, as 113 escolas de condução existentes em Moçambique no que diz respeito ao número de condutores que por elas passaram e estiveram envolvidos em acidentes de viação, a organização administrativa, pedagógica e técnica. No ranking das 12 piores escolas sete estão na cidade de Maputo e uma das escolas pertence ao Ministério do Interior.
A escola de condução Índico, localizada em Maputo, é a pior de todas escolas estando inclusive com a sua actividade suspensa. Outras três escolas localizadas em Maputo, são consideradas as piores de Moçambique: Namuli, Viauto e Jecka. Seguem-se no ranking das piores escolas, quatro localizadas em Inhambane: Mina, Quissico, Modesta, Peula e Filhos.
Na nona posição do ranking das piores escolas está a do Ministério do Interior, localizada em Maputo.
As melhores escolas
A escola de condução avançada, localizada na capital moçambicana, é a melhor do país seguida pela escola de Internacional e a Auto Mubay, localizada em Nampula.
A escola de condução Atlântica, de Sofala, ocupa a 4ª posição seguida pela escola Machava Sede, na província de Maputo, e a escola Adilton, de Cabo Delgado. Na 7ª posição aparece a escola da Macia, em Gaza, seguida pela escola Rodauto, na Zambézia, Planalto, em Manica, e a escola Ndzeru, no Niassa, ocupa a décima posição.