Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vilankulo inicia exportação de alevinos de camarão para Madagáscar

Associações de camponeses e operadores económicos do distrito de Vilankulo, na província moçambicana de Inhambane, iniciaram, em 2011, a exportação de alevinos de camarão destinados ao fomento do sector de piscicultura.

As primeiras exportações de alevinos de camarão foram realizadas numa quantidade estimada em pouco mais de 30 toneladas, segundo António Mandlate, administrador de Vilankulo, salientando que aquela iniciativa está a ser disseminada por outras regiões do distrito de Vilankulo que não dispõem de acesso ao mar.

Devido ao sucesso da produção alcançada, em 2011, alguns investidores nacionais e estrangeiros manifestaram interesse em produzir alevinos de camarão por esta cultura ter “mercado garantido dentro e fora do país”, salientou o dirigente, ajuntando ainda que os operadores privados e do sector familiar envolvidos naquelas acções beneficiam de assistência técnica para “assegurarmos uma melhor qualidade daquela matériaprima usada para multiplicação de camarão”.

A aposta naquela produção insere-se no quadro da diversificação de acções tendentes ao melhoramento da renda dos camponeses e combate à insegurança alimentar que assola o distrito de Vilankulo, segundo António Mandlate, avançando que aquela região poderá tornar-se, em breve, numa das principais produtoras de camarão e pescado diverso produzido no âmbito do fomento da piscicultura do país.

Falando ao Correio da manhã, o administrador de Vilankulo disse ainda que, no global, aquele distrito produziu, em 2011, cerca de 600 toneladas de pescado diverso, acrescentando que grande parte daquele esforço foi realizado pelo sector artesanal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts