Londres volta a agitar-se com o fervor olímpico esta Quarta-feira (29), com a cerimónia de abertura dos maiores Jogos Paralímpicos da história, marcados já pelo êxito da bilheteira, com quase 2,5 milhões de ingressos vendidos.
A prova terá uma presença recorde de 166 países, incluíndo a estreia de Moçambique, e o número de atletas também subiu de 4.000 para 4.200, segundo dados da organização.
Depois do êxito dos Jogos Olímpicos, os britânicos querem acompanhar o elevar da fasquia de Pequim no domínio dos Paralímpicos, até porque a China contribuiu decisivamente para aumentar a visibilidade dos desportos para portadores de deficiência.
A promessa é do próprio primeiro-ministro britânico, David Cameron, que garantiu os “melhores, maiores e mais incríveis Jogos Paralímpicos jamais vistos”.
Mais de 3.000 figurantes vão dar corpo à cerimónia de abertura da Quarta-feira, a partir das 18:30, baptizada com o sugestivo nome de “Enlightenment” (Iluminação).
O primeiro sucesso dos Jogos paralímpicos foi alcançado nas bilheteiras, com 2,3 milhões de bilhetes vendidos, dos 2,5 disponibilizados.