A etíope Meseret Defar ultrapassou a sua compatriota Tirunesh Dibaba e recuperou nesta sexta-feira(10) o título olímpico dos 5.000 metros, que havia conquistado em 2004.
Dibaba, que buscava uma dobradinha olímpica depois de defender seu título nos 10.000 metros na semana passada, não reagiu à arrancada de Defar e caiu para terceira quando a campeã mundial queniana Vivian Cheruiyot a deixou para trás na linha de chegada.
“É um grande dia para mim. Desde 2008 tentei tudo, porque não consegui vencer na Olimpíada”, disse Defar, medalhista de bronze em Pequim, aos repórteres.
“Conquistei duas medalhas olímpica antes, esta é minha terceira. Não sei se consigo uma quarta, então significa muito para mim”, acrescentou a fundista de 28 anos.
Dibaba assumiu a dianteira faltando quatro voltas após um início lento, seguida por Defar, Gelete Burka e as três quenianas na corrida, que corriam nas raias externas.
As corredoras começaram a distanciar-se à medida que Dibaba testava suas rivais, e ao toque do sino só Defar, a queniana Sally Kipyego e Cheruiyot a acompanhavam. Mas a vitória na longa corrida uma semana atrás pareceu ter cobrado seu preço de Dibaba, cuja disparada na volta final não se materializou, e Defar se manteve junto ao seu ombro pronta para dar o bote no retão.
Defar cruzou a linha com os braços no ar antes de beijar uma imagem religiosa que carregava no peito e cair ao chão em prantos.