O funeral do defunto Presidente ganense, John Evans Atta Mills, previsto para três dias, começou, esta Quarta-feira (8), com o transporte do seu corpo do hospital militar 37 de Accra, onde morreu a 24 de Julho último, constatou-se no local.
O caixão contendo os seus restos mortais, coberto da bandeira nacional, foi depositado num carro fúnebre enfeitado de flores.
Uma multidão saiu à rua numa altura em que o cortejo tomava a direcção da sua residência onde a sua família deve proceder aos ritos habituais antes de o corpo ser transportado para o Palácio Presidencial onde ficará até Sexta-feira de manhã, devendo finalmente ter lugar em sua honra uma missa no Largo da Independência.
O finado chefe de Estado ganense será inumado num parque perto do Largo da Independência, onde Presidente interino, John Dramani Mahama, presidirá as cerimónias de luto nacional.
Ele estará à frente da delegação de altos responsáveis do Governo que vai desfilar diante dos restos mortais antes duma delegação de deputados, de chefes de partidos políticos e de empresas.
Uma noite de vigília fúnebre será organizada, Quarta-feira (8) e Quinta-feira(9), no Palácio Presidencial em Accra. Dezenas de dignitários estrangeiros, incluindo a Secretária de Estado american, Hilary Clinton, e chefes de Estado da África Ocidental são aguardados nesta cerimónia.
Mills, que morreu aos 68 anos de idade, foi eleito Presidente do Gana a 7 de Janeiro 2009 depois de ter vencido um escrutínio presidencial muito apertado em detrimento do candidato Nana Akufo Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP, sigla em inglês), principal partido de oposição.