Alistair Brownlee tornou-se no primeiro britânico a conquistar uma medalha num triatlo olímpico nesta terça-feira. Ele levou o ouro com um desempenho enfático na liderança da prova no Hyde Park, no centro de Londres.
Brownlee, de 24 anos, é também o 19º medalhista britânico nos Jogos de Londres – o número de ouros igualou ao obtido pela delegação britânica na Olimpíada de Pequim quatro anos atrás.
O seu irmão mais novo, Jonathan, escreveu mais um capítulo da história olímpica ao terminar em terceiro apesar de incorrer em uma penalidade de 15 segundos por violar uma regra. Ele finalizou a corrida desabando ao chão e precisou de um demorado atendimento médico.
Os Brownlees, divididos na chegada pelo ex-campeão mundial, o espanhol Javier Gómez, são os primeiros irmãos a subir em um pódio olímpico juntos em um evento individual em mais de 50 anos.
“Eu estava tão empolgado para correr, e obviamente consegui o resultado que queria”, disse Alistair aos repórteres antes da cerimónia de entrega das medalhas, adiada por mais de 30 minutos enquanto seu irmão recebia tratamento por exaustão.
“Sabíamos que ele tinha uma penalidade da bicicleta e eu insisti com ele, ‘Jonny, não se preocupe, vá com calma, você ainda consegue subir no pódio com uma penalidade de 15 segundos'”, acrescentou.
Alistair terminou a prova em 1h46m25s. Gómez, que foi o quarto colocado em Pequim, concluiu em 1h46min36s e Jonathan, com 20 segundos a mais.