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EDM castiga clientes

EDM castiga clientes

Desde as primeiras horas de domingo até ao fecho desta edição, na quarta-feira, milhares de clientes da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), estavam a passar por extremas dificuldades para comprar energia (Credelec) nos postos de venda da cidade e província de Maputo.

Este cenário registou-se numa semana em que a EDM lançou oficialmente esta o serviço Credelec Online, um sistema que permite ao cliente adquirir energia em qualquer ponto de venda. Nesta primeira fase, o mesmo abrange apenas a cidade de Maputo, mas prevê-se que até o próximo ano abranja todo o país.

O mais caricato é que enquanto o director comercial da EDM, José Buque, falava à Imprensa sobre o funcionamento do Sistema Credelec Online, no Centro de Atendimento da cidade de Maputo, localizado no edifício-sede da empresa, à semelhança do que acontecia noutros pontos de venda, assistia-se a enormes filas de clientes que pretendiam comprar energia.

A nossa reportagem passou por alguns postos de venda da cidade de Maputo e periferia. No bairro de Hulene, no posto de venda localizado nas bombas da Petromoc, o cenário com que deparámos era desolador. Centenas de cidadãos formavam uma fila numa extensão de pouco menos de 100 metros.

Situação idêntica verificou-se nos principais pontos de venda da cidade de Maputo, nomeadamente nas Praças da OMM e dos Combatentes, no Centro de Atendimento ao Cliente (Edifício-sede da EDM), no Ferroviário das Mahotas, no Inhagóia, no Jardim, na Avenida de Angola, entre outros.

Como se constatou, havia pessoas que se tinham feito àqueles locais nas primeiras horas do dia, mas até às 12 horas ainda não tinham sido atendidas. “Nós não sabemos o que está a acontecer na verdade, as pessoas vão chegando cada vez mais e o atendimento está muito lento, não se sabendo quais as razões disto”, comentavam alguns clientes.

“A morosidade deve-se à conversão das máquinas”

Entretanto, o porta-voz da Electricidade de Moçambique (EDM), Celestino Sitoe, justificou-se alegando que as enchentes que se verificaram nos postos de venda de energia deveram-se ao facto de as máquinas estarem a passar por uma conversão do sistema Offline para Online.

“A EDM anunciou publicamente na segunda-feira que, devido a este processo de imigração de um sistema para outro, haveria alguns problemas de morosidade no atendimento porque as máquinas de venda de energia estão a ser convertidas”, disse.

Celestino Sitoe disse ainda que o erro que houve foi o facto de nos postos de venda não terem sido colocados anúncios de que os serviços sofreriam alguma morosidade durante o processo de conversão das máquinas.

“Mas os clientes não podem ficar alarmados, nós temos vindo a informá-los para que entendam as implicações deste processo de conversão. A situação já está a normalizar-se, razão pela qual nalguns postos de venda de energia tendem a reduzir as enchentes”.

Fim da duplicação de taxas

Anteriormente, a empresa operava somente com o sistema Offline, o que não permitia ao cliente comprar energia num posto de venda diferente daquele em que está registado, sob pena de ver duplicadas as taxas de Lixo e de Radiodifusão.

“Todas as plataformas dos serviços de Credelec (Offline) serão descontinuados e convertidos para o sistema Online. A primeira fase de implementação decorre na cidade de Maputo”, explica, para depois acrescentar que os cerca de 215 mil clientes que usam os serviços Credelec a nível da capital do país poderão doravante comprar energia em qualquer estabelecimento de venda e, por estarem integrados num suporte Online, não poderão sofrer duplicação de taxas que acontece no sistema tradicional quando o cliente compra energia em lugares distintos.

José Buque garantiu ainda que até Dezembro deste ano toda a região Sul do país estará integrada no sistema Credelec On-line. No primeiro semestre de 2013 vai ser feita a conversão da região Centro e, finalmente, o Norte do país no segundo semestre do mesmo ano.

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