Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bolívia considera nacionalizar o projeto de prata sob protestos

A Bolívia considera nacionalizar a mina de prata canadense South American Silver Corp, disse o presidente Evo Morales, depois de violentos protestos contra o projecto de mineração.

Morales, que, mês passado, tomou o controle duma mina de estanho e zinco da gigante global de commodities Glencore no país andino, disse, Domingo (8), que não tinha uma decisão final sobre revogar ou não a concessão da mineradora canadense.

“A nacionalização é nossa obrigação. Já levantei a questão da nacionalização do projecto de Malku Khota, ano passado, e disse para chegar a um acordo porque quando eles quiserem nós vamos nacionalizar”, disse o presidente da Bolívia a agricultores.

A fase de exploração, na qual a South American Silver South planeia investir 50 milhões de dólares, é esperada para terminar em três anos.

A empresa descreve como um dos maiores depósitos do mundo de prata, índio substância de terras raras e gálio.

Um boliviano morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas quando os manifestantes ocuparam a propriedade, informou a mídia local, Sexta-feira.

Um aumento na agitação social e protestos de oposição ao governo estão a testar Morales, o primeiro líder do país de ascendência indígena.

O sector de mineração também está a sofrer com protestos nos vizinhos Chile e Peru, onde muitos cidadãos sentem que não têm lucrado com um boom económico dos metais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!