Cinco pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas em confrontos entre muçulmanos sunitas e seguidores da seita alauita, simpatizantes do presidente sírio, Bashar al-Assad, disseram, Segunda-feira, as fontes hospitalares na cidade libanesa de Trípoli.
Os confrontos ocorreram durante a noite nessa cidade portuária do norte libanês, a 70 quilómetros de Beirute, e continuavam, Segunda-feira, quando os atiradores entrincheiram-se nos prédios já crivados de balas, fazendo disparos com metralhadoras e lançadores de granadas.
A tensão entre sunitas e alauitas em Trípoli tem sido alimentada pela crise na vizinha Síria, onde o alauita Assad reprime com violência uma rebelião iniciada há 14 meses, e na qual participam principalmente os membros da maioria sunita.
Os confrontos em Trípoli começaram no Sábado, e três pessoas foram mortas no fim-de-semana no bairro alauita da cidade e nas áreas sunitas vizinhas.
Há temores de que o conflito na Síria espalhe-se para o Líbano. Os prédios da área conflagrada ainda estão com marcas de balas por causa dos confrontos semelhantes do início do ano.
As autoridades e os grupos islâmicos reuniram-se, Segunda-feira, na cidade para tentar acalmar a situação.

