Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Atletas Paraolímpicos conseguem mínimos para Londres

Maria Muchavo conquista Prata nos Jogos da Commonwealth

Dois atletas nacionais na categoria de T-12 conseguiram atingir os mínimos no VI Meeting Internacional de Atletismo de Tunis que lhes garantiu o mesmo número de lugares na 14ª edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012, em Londres, que decorrerão entre 29 de Agosto e 9 de Setembro. Trata-se de Gildo Zacarias, que conseguiu os mínimos de 24,75 segundos ao percorrer 200 metros, superando, dessa forma, os mínimos estabelecidos em 25,29 segundos e Maria Muchavo que, por seu turno, percorreu a mesma distância em 29,00 segundos, superando o meio minuto considerado como mínimo para os Jogos Paraolímpicos de Londres.

Esta, a 14ª, será a primeira edição em que o país se fará representar visto que o Comité Paraolímpico de Moçambique foi oficializado neste quadriénio.

Condições péssimas

Apesar da qualificação de Moçambique para Londres, nem tudo correu bem na Tunísia. A delegação moçambicana que se fez presente reclamou das condições de viagem que lhes foram proporcionadas.

A viagem a Tunis foi bastante cansativa, tendo durado 29 horas, e a hospedagem, não existindo na cidade de Tunis, obrigou a que a delegação se dirigisse a uma zona que dista 100 quilómetros, o que fez com que por dia percorressem 200 quilómetros de ida e volta enquanto durava o meeting.

A par disso, cada um dos membros da delegação teve que se contentar com 7.4 dólares diários disponibilizados pelo Fundo de Promoção Desportiva como pocket-money o que totaliza 52 dólares.

Kurt Couto foi o primeiro a garantir ida a Londres Kurt

Couto foi o primeiro atleta moçambicano a garantir a presença nos Jogos Olímpicos de Londres ao conseguir alcançar a marca que lhe permite estar presente na prova dos 400 metros barreiras, sendo a sua segunda participação em Olimpíadas visto ter marcado presença nos Jogos Olímpicos de Beijing, ainda que não tenha competido por pretensa lesão.

Moçambique ainda sonha com Londres em seis modalidades, nomeadamente: atletismo, natação com hipóteses reduzidas de obtenção dos mínimos, basquetebol que ainda vai ao Pré-Olímpico na Turquia, boxe ainda com um torneio em Marrocos, voleibol de praia que vai a Ruanda em Maio, e Judo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts