A principal ideia é democratizar e desponibilizar a oferta dos serviços “Clique” – leia-se Net móvel – a muitos mais moçambicanos. Para o efeito, a Vodacom reduziu drasticamente os preços.
Navegar na net é um processo de lazer, reflexão e de trabalho. É o lugar onde não existe nenhuma clivagem entre pensamento e acção, onde a divisão cartesiana entre espírito e corpo não tem lugar porque é completamente desadequada – até porque o computador é um prolongamento do corpo do próprio internauta. “Navegar é preciso então não fique aí à toa”, disse o músico brasileiro Gabriel o Pensador e a Vadacom respondeu reduzindo até 47% os seus serviços de Internet. O que equivale a dizer que, pelo menos, 30 000 pessoas que já asseguraram os serviços dos pacotes e contratos “Clique” vão beneficiar de uma redução drástica na factura a ser cobrada no final deste mês.
O que é uma boa notícia em tempo de contenção para o bolso do moçambicano, como assegurou Alfredo Gamito, PCA da Vodacom Moçambique, na conferência de imprensa realizada a próposito e na qual referiu que “a redução da tarifa é uma resposta da empresa face aos constragimentos gerados pela crise económica mundial”, para depois acrescentar que a ideia subjacente à descida dos preços é “oferecer a mais moçambicanos, a oportunidade de beneficiar do acesso à Internet móvel”. Contudo, a medida agora implementada não está centrada apenas no cliente. A disponibilização do acesso à comunicação está integrada numa série de iniciativas globais da operadora com vista a ser a primeira opção dos moçambicanos.
Questionado sobre a possibilidade de a Vodacom reduzir os preços de outros serviços, Gamito esquivou-se respondendo que “a pergunta é extremamente pertinente, mas delicada”, para mais tarde dizer que em tempo oportuno “aparecerá a boa nova”.
De referir que nos últimos quatro meses foram colocadas 63 novas antenas, como parte de um projecto de expansão de cobertura que engloba mais 150 novos locais em todo o país.