O Ministério da Indústria e Comércio anunciou, no passado dia 15 de Fevereiro, a redução do preço da farinha de trigo nas moageiras moçambicanas. Sendo assim um saco de 50 quilos que custava 930 meticais passou a custar 850 meticais. Entretanto os panificadores nacionais afirmam que o preço do pão não vai baixar e, caso o Governo retire os subsídios em vigor, até pode aumentar.
Enquanto isso os moçambicanos continuam a pagar um preço alto pelo pão que continua sem o peso de referência recomendado.
O presidente da Associação Moçambicana dos Panificadores (AMOPAO), Victor Miguel, citado pelo jornal Diário de Moçambique, sugere que o corte do preço do trigo é um ensaio para a eliminação dos subsídios decretados em 2010 – decretados pelo Governo depois das manifestações populares que aconteceram a 1 e 2 de Setembro de 2010, nas cidades de Maputo e Matola, contra o aumento dos preços de vários produtos e serviços básicos -, o que pode acarretar a subida do preço do pão.
“O preço actual foi fixado em 2010 e além da farinha de trigo constituir 60 ou 80 por cento dos custos de produção do pão, existem outros custos que subiram”, afirmou. Algumas das despesas que preocupam os panificadores, que não baixaram, referem-se a salários, fermento, energia eléctrica ou lenha.
Entretanto, o Director Nacional do Comércio, Gabriel Muianga, admitiu esta terça-feira, em entrevista à Televisão de Moçambique, que os subsídios poderão sofrer redução na sequência da queda do preço do trigo tendo em conta a alteração verificada de 930 meticais para 850 meticais o saco de 50 quilos.
Recorde-se o subsídio pago aos panificadores – concedido a cerca de 200 panificadores – foi inicialmente de 200 meticais (5,5 dólares norte-americanos pela taxa de câmbio da época) por cada saco de 50 quilogramas.
O preço da farinha fornecida pelas empresas de moagem havia subido de 850 para 1.050 meticais o saco de 50 quilogramas.
Desde então, a subvenção foi gradualmente reduzido, em parte devido às flutuações dos preços internacionais do trigo, e em parte à forte valorização do metical. Em Setembro de 2010, o câmbio era de 36 meticais por dólar, mas actualmente a taxa de câmbio baixou para 27,2 meticais o dólar.
Recorde-se ainda que o Governo moçambicano e os panificadores nunca chegaram a nenhum consenso acerca do peso do pão que apresenta pesos diferentes em cada uma das padarias do país sendo que, de acordo com a legislação em vigor sobre a matéria, o pão usado como referência para fixação do preço ao público deveria pesar 250 gramas.