Cerca de um milhão de euros, correspondentes a perto de 34,8 milhões de meticais, deverá ser aplicado até finais de 2012 nas obras de construção duma fábrica de elevadores no Parque Industrial da Matola, província do Maputo.
O empreendimento compreende basicamente a construção de elevadores em edifícios para uso público e privado, incluindo residenciais, de acordo com António Garrido, director da Liftech, companhia portuguesa responsável por aquela iniciativa.
Os produtos a serem fabricados em Moçambique serão destinados ao uso doméstico, “mas já temos também assegurado o mercado de exportação do produto para a África do Sul”, explicou a fonte.
A Liftech já comercializa os seus produtos no mercado moçambicano desde 1998, através da firma Jori Elevadores, “mas devido ao dinamismo do sector de construção civil é imperioso que se monte uma unidade de produção para responder à procura daqueles produtos em Moçambique”, realçou Garrido, acrescentando que as reformas em curso visando o melhoramento do ambiente de negócios, em Moçambique, constitui “atractivos que deverão resultar, nos primeiros 10 anos, num incremento de investimentos lusos no país”.
A Liftech opera em Portugal, Reino Unido, França, Espanha, México, Brasil e Angola, mercados onde a firma tem uma facturação anual estimada em 35 milhões de euros.