Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Casos de diarreia aumentam no país

O Ministério da Saúde (MISAU) está muito preocupado com o aumento de casos de diarreias notificados um pouco por todo o país, principalmente nas regiões centro e norte. Face a esta realidade, apela ao reforço de medidas higiénicas básicas, tais como lavar sempre as mãos antes de comer, lavar as verduras, boa conservação de alimentos e saneamento do meio.

De acordo com Mouzinho Saide, director nacional adjunto de Saúde Pública, contrariamente ao que se pode pensar, as doenças reportadas não são de cólera, mas diarreicas.

Todavia, Saide chama a atenção às pessoas no sentido de encararem o assunto com seriedade para evitar que haja muitas mortes. Aliás, já há dois óbitos ocorridos na província nortenha do Niassa.

“Estas doenças são normais neste período chuvoso, mas as pessoas devem ter o máximo cuidado, observando as medidas básicas de higiene porque também a diarreia mata uma vez que provoca a desidratação”, referiu.

Segundo o director nacional adjunto de Saúde Pública, estas diarreias são causadas por uma bactéria e que com o calor e chuva facilmente se prolifera.

De acordo com Mouzinho Saide, só no distrito de Cuamba, província do Niassa, já foram reportados até aqui cerca de 150 casos de diarreias, com internamento dos pacientes.

Em Cabo Delgado, no distrito de Montepuez, já foram hospitalizados, desde finais do ano passado a esta parte, mais de 60 doentes com este problema.

Em Nampula, a cifra de pacientes situa-se acima de meia centena. Em Sofala e Manica também registaram casos de diarreias, mas a fonte que temos vindo a citar não avançou números.

Segundo Mouzinho, desde finais do ano passado estão em prontidão para responder a situações de doenças como cólera e diarreicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts