Nove pessoas foram mortas quando uma avalanche atingiu o vilarejo de Restelica, no sul de Kosovo, afirmaram as autoridades, este Domingo, somando mais de 500 mortos por causa da neve e do forte frio que atingem a Europa nas últimas duas semanas.
Na Polónia, o Ministério do Interior afirmou que 20 pessoas morreram, nas últimas 24 horas, por causa do tempo frio, levando a taxa, deste ano até ao momento, para pelo menos 100 pessoas no país.
Um porta-voz disse que as últimas vítimas congelaram até a morte ou foram sufocadas ou mortas por incêndios devido aos aquecedores defeituosos ou improvisados.
A avalanche de Kosovo cobriu cerca de 15 casas no sábado, mas apenas duas estavam ocupadas no momento. Uma pessoa está desaparecida e uma menina de aproximadamente seis anos foi encontrada viva, Sábado à noite, depois de os moradores e serviços de emergência terem ajudado a cavar a neve das casas.
Ela foi levada ao hospital. “O número actual de mortos é nove e, acreditamos que ainda há uma pessoa desaparecida”, afirmou o porta-voz da Força de Segurança de Kosovo Ibrahim Shala.
As temperaturas desabaram em partes da Europa para próximo de 40 graus Celsius negativos, no Fevereiro mais frio que a região viu em décadas.
Os meteorologistas dizem que isso pode perdurar até ao final do mês. Em Kosovo, três pessoas morreram e duas crianças foram machucadas, Quinta-feira, quando um recipiente de gás que a família estava a usar para aquecer-se explodiu.
O governo de Kosovo ordenou que as escolas continuassem fechadas por mais uma semana, devido à previsão de mais neve. A polícia afirmou que muitas áreas inabitadas foram completamente isoladas.
