Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique sobe no raking mundial de liberdade de imprensa

Moçambique registou uma subida de 32 posições no ranking mundial de liberdade de imprensa, revela o relatório dum estudo divulgado, último fim-de-semana, em Genebra, Suíça, pela organização não governamental francesa Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Segundo o documento citado pelo jornal O Planalto, na edição 2011/2012, o nosso país encontra-se classificado no 66° lugar, contra o 98º em que ficou posicionado na pesquisa de 2010/2011.

Para esta ascensão, valeu a melhoria do espaço de actuação dos jornalistas, bem como o esforço que vem sendo envidado no sentido de criar mais legislação que proteja profissionais de comunicação social.

O surgimento de novos órgãos de informação independentes é um factor que também concorreu para esta classificação de Moçambique.

Em 2010, Moçambique havia registado uma queda de 16 posições no ranking mundial de liberdade de imprensa, ao ficar em 98º lugar, contra o 82º que ocupara na avaliação de 2009.

A descida do país, na penúltima edição, deveu-se, segundo o relatório da RSF, às ameaças de morte sofridas, no mesmo ano, pelo director do semanário “Magazine Independente”, Salomão Moyana, atribuídas à RENAMO.

Ao nível dos países da SADC, Moçambique encontra-se atrás da Namíbia, que está na 21ª posição, Tanzânia (34ª), África do Sul (42ª), Botswana (43ª) e Lesoto (63ª). Todavia, Moçambique está melhor colocado que Madagáscar (85° classificado), Zâmbia (89°), Zimbabwe (121°), Angola (132°), Suazilândia (144°), República Democrática do Congo (145°) e Malawi (147°).

Relativamente aos países da CPLP, Moçambique está muito atrás de Cabo Verde, 9º classificado, e de Portugal (33°). Contudo, o país está à frente da Guiné-Bissau, que figura na 75ª posição, Timor-Leste (88ª) e Brasil (99ª). Neste bloco, Angola é que ocupa o último lugar (132°).

No top 10 do ranking de liberdade de imprensa, no conjunto dos 179 países analisados, está a Finlândia, Noruega, Estónia, Holanda, Áustria, Irlanda, Luxemburgo, Suíça, Cabo Verde e Canadá.

Na cauda da tabela estão a China, Irão, Síria, Turquemenistão, Correia do Norte e Eritreia, posicionados em 174º, 175º, 176º, 177º, 178º e 179º lugares, respectivamente

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts