O filho primogénito da Governadora da Província de Manica, Ana Comoane, poderá responder em juízo, nos próximos dias, em Chimoio, supostamente por ter participado num plano combinado para caluniar docentes da Universidade Católica de Moçambique, neste ponto do país.
Segundo o jornal O Planalto, trata-se de Baptista Comoane Júnior, estudante do 3° ano, seguindo Direito, naquela instituição de ensino superior que, supostamente, na companhia de seus colegas Dosaed Eduardo, detido na Penitenciária Agrícola de Manica, vulgarmente conhecida por “Cabeça do Velho”, Veken Lia, Leopoldo Saúro e Fidelis Taunde, postaram mensagens electrónicas, via Correio electrónico, denunciando situações de assédio sexual, prostituição, nepotismo e venda de notas alegadamente protagonizado por docentes.
Segundo uma acusação particular na posse do O Planalto, que já deu entrada na Procuradoria da República, em Manica, para os devidos procedimentos judiciais, Rogério Eugénio Balate, seu autor e docente daquela Universidade, acusa o primogénito da Governadora de Manica e os seus amigos de promoverem campanha de injúria e difamação contra ele e seus colegas docentes.
Conforme a acusação produzida por Balate, que também é Juiz de Direito afecto a Secção cível e de Trabalho no Tribunal Provincial de Manica, tudo começa quando, ele, passou a leccionar a cadeira de Direito Comercial na UCM, tendo sido enviado três E-mails, em momentos separados, aos estudantes daquela unidade escolar acusando-o de ter se apoderado duma motorizada dum indivíduo de origem indiana, Réu num processo em que Balate julgou contra ele.
De acordo com a nota de Roberto Balate, tais e-mails, narram ainda que os docentes da UCM têm transmitido doenças às alunas, frisaram que supostamente elas estão contaminadas com a chamada doença do século, e que a mulher do docente de Roberto Balate está envolvida nos esquemas de corrupção e da suposta transmissão do AIDS.
Usando um dos meios mais populares de difundir uma informação, a internet, um estudante da Universidade Católica de Moçambique, delegação de Chimoio, Dosaed Eduardo, está detido na cadeia de máxima segurança, Cabeça do Velho, por este ser o promotor das ideias e dos envios dos e-mails.
O estudante detido responde pelo nome de Dosaed Eduardo que, junto de Baptista Comoane Júnior e os três estudantes atrás mencionados, difundiram mensagens a acusar o referido docente e os seus colegas de dormir com alunas em troca de notas.
Segundo Balate, os tais estudantes, movidos por causas desconhecidas, pretexto e sob título de “verdades da UCM”, com recurso a E-mails, iniciaram uma campanha de injúria e difamação contra estudantes e docentes da UCM, incluindo membros da direcção desta.
De acordo com Roberto Balate, o primeiro dos três e-mails começou a ser difundido nos princípios do mês de Novembro, tendo acrescentado que a tal difusão foi feita a partir do E-mail do estudante Dosaed Eduard, ora detido, que enviou para Baptista Comoane Júnior e este para Dércio Cumbe.
Ainda, conforme as suas palavras, foi seguidamente publicado outro e-mail, com o mesmo título no qual Balate e a sua esposa são menosprezados com insultos misturados com acusações e insinuações de que o exponente é corrupto e está a enriquecer porque anda junto dos indianos e que a esposa vende testes e exames da UCM aos alunos.