O Gabão, co-organizador ao lado da Guiné Equatorial do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2012, derrotou por 2-0 o Níger, nesta segunda-feira pela primeira jornada do Grupo C do torneio, em confronto disputado no estádio de “La Amistad” de Libreville.
Os golos dos locais foram marcados no primeiro tempo da partida por Pierre-Emerick Aubameyang (30), atacante do Saint-Etienne, e Stéphane Nguema (45), do Rennes, ambos clubes do Campeonato Francês. O primeiro golo, que deixou eufórico o presidente Ali Bongo Ondimba, presente nas arquibancadas, foi marcado por Aubameyang após um lançamento de Nguema da direita do ataque.
No segundo, Nguema aproveitou um ressalto do guarda-redes Kabara Rabo após uma cabeçada de Aubameyang. Para sacramentar a vitória da seleção local, o Níger perdeu Amadou Moutari contundido aos 27 do segundo tempo depois de ter realizado as três substituições, e com 10 jogadores uma virada dos nigerinos ficou impossível. O Gabão terá jogos certamente mais difíceis contra Marrocos e Tunísia, favoritos do grupo.
No confronto das grandes selecções do grupo, os tunisinos derrotaram os marroquinos com golos de Khaled Korbi, aos 34 do primeiro tempo, e Youssef Msekni, aos 30 do segundo, enquanto que Houssine Kharja, da Fiorentina, reduziu a desvantagem do Marrocos, aos 41 da etapa complementar.
Gabão e Tunísia lideram o grupo C com 3 pontos, seguidos pelos Níger e Marrocos sem nenhum ponto.
Antes do início da primeira partida do dia em Libreville, a estrela camaronesa do FC Anzhi Majachkala, da Rússia, Samuel Eto’o, iniciou uma campanha “Por um CAN sem SIDA”, com o lançamento de milhares de balões com essa inscrição. A incidência de SIDA (VIH) nos países da África Ocidental e Central é de quase 75% dos índices globais.