O Benfica iniciou a segunda volta da Liga ZON Sagres na mesma posição em que terminou o primeiro turno impecável na competição: na liderança. Depois de ser destronada pelo FC Porto por algumas horas, os Encarnados não se deixaram pressionar e derrotaram o Gil Vicente por 3 a 1, voltando a empurrar os rivais para a segunda colocação, com dois pontos de vantagem.
A claque benfiquista compareceu em grande número ao Estádio da Luz para acompanhar mais um triunfo de uma equipe que vinha de três goleadas seguidas – diante de Rio Ave, Vitória de Setúbal e União Leiria.
O primeiro golo aconteceu aos 27 minutos do primeiro tempo. Em lance de bola parada, Nolito cruzou na área e o paraguaio Óscar Cardozo cabeceou firme para o fundo da baliza. O empate do Gil Vicente veio ainda na primeira etapa. Aos 40, Richard cobrou um pontapé de canto pelo lado esquerdo e o guarda redes Artur afastou para os pés de Rodrigo Galo, que chutou para a baliza e deixou tudo igual.
O segundo tempo começou nervoso, mas aos 27 minutos o atacante espanhol Rodrigo recebeu passe de Aimar de fora da área e encheu o pé, colocando os encarnados novamente em vantagem. Logo depois, aos 30, Aimar recebeu passe de Nolito, driblou Junior Caiçara e tocou na saída do guarda redes Adriano, fechando o placar da noite.
Mais cedo, o FC Porto vencera o Vitória de Setúbal no Estádio do Dragão, também por 3 a 1, ultrapassando os rivais temporariamente e ocupando por algumas horas a liderança da tabela do Português. Mesmo com vários desfalques, entre eles do atacante brasileiro Hulk, os Dragões saíram na frente aos 19 minutos com Rolando, que dominou no peito e chutou forte para o fundo das redes.
No início da segunda etapa, João Moutinho recebeu bola levantada na área por Kléber e ampliou o placar. A tentativa de reação do Vitória de Guimarães veio logo depois, aos 15 minutos, com Abdelghani Faouzi, mas aos 32 James Rodríguez acertou um belo chute colocado, sem chances para o guarda redes Nilson, definindo o placar.