A Vale, multinacional mineira brasileira que opera na província central de Tete, em Moçambique, anunciou, Terça-feira, a realização do primeiro transbordo de carvão mineral em alto mar, uma operação que representa um marco importante para o Projecto Carvão Moatize.
Segundo um comunicado da empresa, o transbordo de carvão em alto mar constitui uma operação inédita na empresa e uma solução para o carregamento dos navios de grande calado no Porto da Beira, na província central de Sofala.
O carregamento ocorreu, passada terça-feira e no dia seguinte, quarta-feira, o navio “Green Phoenix”, partiu transportando a bordo 37.6 mil toneladas com destino ao porto de New Mangalore, na Índia.
De acordo com a Vale, o “Green Phoenix” é o quinto navio a transportar carvão extraído em Moatize e com este embarque a companhia totaliza a exportação de 174 mil toneladas de carvão através do Porto da Beira, desde o início das suas operações em 2011 no Projecto Carvão Moatize.
A companhia mineira explica em comunicado que a operação de transbordo possibilita o carregamento completo de alguns navios que não podem ser totalmente carregados no cais.
Ademais, também permite carregar navios de maior calado do tipo “Panamax” e “Capesize”, que não podem atracar no Porto da Beira devido à baixa profundidade do canal de acesso e dos berços.
A Vale garante que questões ambientais e de segurança estão salvaguardadas, considerando que o navio possui equipamentos que possibilitam controlos ambientais modernos e eficazes, tais como isoladores de poeira e sistema de gestão selectiva de resíduos e recursos hídricos, não havendo nenhum tipo de contaminação no mar.