Sob pressão depois da vitória do Real Madrid, de virada no sábado em casa do Mallorca, o Barcelona precisou de suar a camisa para não deixar o rival disparar na liderança. Mesmo a jogar em casa, a equipe catalã não brilhou e sofreu os seus primeiros golos no Camp Nou na temporada antes de derrotar o Bétis por 4 a 2, este domingo, no jogo que encerrou a 18ª jornada do Campeonato Espanhol.
Homenageado da noite ele exibiu antes do jogo a terceira Bola de Ouro FIFA conquistada, semana passada, Lionel Messi fez dois, um deles de pênalti, chegando a 19 e diminuindo o déficit para o artilheiro Cristiano Ronaldo para dois. No entanto, o argentino não esteve nos seus melhores dias, e o Barcelona precisou mesmo de boa actuação de Alexis Sánchez.
O chileno deu duas assistências precisas e foi o autor do terceiro golo dos donos da casa, aos 31 minutos da segunda parte, em chute forte de fora da área, quando a claque no Camp Nou já se mostrava preocupada com a sua equipe. Isso porque, no momento, o Barcelona empatava apenas em 2 a 2 depois de ter aberto 2 a 0 na primeira parte.
O marcador começou a ser construído logo aos dez minutos, com o Barcelona a mostrar o seu ritmo fulminante. Numa linda jogada, Sanchez encontrou Fábregas, que acertou a trave. No ressalto, Xavi apareceu bem e empurrou para o fundo do golo. Dois minutos depois, o chileno, revelado pelo Colo Colo, voltou a aparecer bem e serviu o dono da festa.
Messi mostrou toda a sua categoria e finalizou para marcar o segundo, encantando os olhos dos presentes à arena barcelonista. O problema foi que a equipe de Guardiola parou.
Mostrando muita vontade, os visitantes, que já haviam chegado em duas ocasiões com muito perigo, diminuíram o marcador antes do intervalo, com Rubén Castro, e chegaram ao empate aos sete minutos da etapa final, com o paraguaio Roque Santa Cruz fazendo bela jogada antes de chutar firme no canto de Valdés.
O clima ficou tenso, e os donos da casa pareciam não se encontrar dentro do campo. O panorama, no entanto, melhorou depois de Mario receber o segundo amarelo por falta em Messi, deixando o Bétis com um a menos.
Foi aí que, em chute muito preciso, Sanchez fez o 3 a 2. Ainda antes do fim, Messi cobrou pénalti e selou o seu dia com o 4 a 2. Com o resultado, os catalães impediram o Real Madrid de disparar, mantendo a distância de cinco pontos para o arquirrival (46 a 41).
Por outro lado, Pep Guardiola não deve ter gostado muito da fragilidade da equipe na defesa, três dias antes do primeiro jogo, exactamente contra o Real pelas quartas de final da Copa do Rei.
Pelo Espanhol, os blaugranas visitam o Málaga na próxima jornada, enquanto Bétis faz o clássico da cidade ante o Sevilla.
Confira os resultados da 18ª jornada do Campeonato Espanhol:
Zaragoza 1 x 1 Getafe
Granada 1 x 2 Rayo Vallecano
Sevilla 0 x 0 Espanyol
Mallorca 1 x 2 Real Madrid
Valencia 0 x 1 Real Sociedad
Barcelona 4 x 2 Betis
Atlético de Madrid 3 x 0 Villarreal
Osasuna 0 x 2 Racing de Santander
Athletic Club 3 x 0 Levante
Sporting Gijón 2 x 1 Málag