Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Franceses Depres e Peterhansel vencem Rally Dakar

Os franceses Cyril Despres e Stephane Peterhansel foram coroados campeões do Rally Dakar 2012, respectivamente, nas motos e carros, ao cruzar a linha de chegada numa praia de Lima depois de percorrer durante duas semanas quase 9.000 quilômetros por Argentina, Chile e Peru.

Despres tinha o triunfo nas suas mãos logo depois que seu arquirrival Marc Coma, cometeu um erro de navegação no sábado e desviou-se do caminho, perdendo mais de 10 minutos de corrida. Ambos os pilotos são companheiros na equipe KTM. Foi o quarto título que Despres conseguiu entre as motos no Dakar, considerada como a competição mais dura do mundo. O triunfo o fez superar Coma, que tem três conquistas.

A última etapa do Dakar, de apenas 29 quilômetros cronometrados e 254 quilômetros da ligação entre Pisco e Lima, foi vencida pelo norueguês Pal-Ander Ullevalseter, com um tempo de 22:26 minutos. Coma foi o segundo a 1:08 minutos do líder, enquanto o eslovaco Stefan Svitko foi o terceiro a 1:43 do ganhador.

Na etapa de domingo, o campeão Despres chegou tranquilamente em décimo lugar.

DÉCIMO TÍTULO

Por sua parte, o veterano piloto Peterhansel obteve seu décimo título no Dakar. A bordo de um Mini, o francês terminou a competição com o tempo total de 38 horas e 54:46 minutos.

O seu principal rival, o espanhol Nani Roma, também da Mini, cruzou a meta con una diferença de 41:56 minutos frente a Peterhansel. O terceiro lugar foi para o sul-africano Giniell de Villiers – campeão do Dakar 2009 – a uma hora e 13:25 minutos do líder. A etapa foi vencida pelo norte-americano Robby Gordon com um tempo de 22:43 minutos.

Peterhansel chegou em décimo na última etapa do Dakar com o tempo de 25:55 minutos.

Esta é a primeira vez que o Peru se une à corrida, que Argentina e Chile organizam conjuntamente desde 2009. A caravana de veículos começou em 1º de janeiro na cidade argentina de Mar del Plata. O traçado original incluiu cerca de 9.000 quilômetros, sendo 4.200 deles cronometrados.

O Dakar começou a ser disputado na América do Sul um ano depois que ameaças terroristas impediram sua realização normal na África, onde a prova acontecia desde 1979.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts