As receitas geradas pela empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM), no período compreendido entre Janeiro a Novembro último, cobriram apenas 54 por cento das necessidades financeiras para assegurar a sua operacionalidade.
A Presidente do Conselho de Administração (PCA), Maria Iolanda Wane, que falava, no encontro havido, Quarta-feira, na sede da empresa, em Maputo, afirmou que o papel social desempenhado pelos TPM permitiu superar o fosso graças a injecção financeira de outros parceiros como o Orçamento do Estado.Wane, que não revelou o verdadeiro valor referente a percentagem adiantada, afirmou contudo que apesar de haver constrangimentos na disponibilização dos serviços, a empresa tem estado a trabalhar na busca de uma resposta mais eficiente para a provisão de transporte.
Prova disso, segundo a fonte, reside no facto de no período de Janeiro a Novembro últimos terem sido transportados nos autocarros da empresa 27.5 milhões de passageiros, com uma média diária de 82.551 nas mais variadas rotas onde a empresa opera.
Este universo de passageiros deve ser desagregado em dois períodos, isto é de Janeiro a Junho, onde o número total cifrou os 13.671.986 passageiros, com uma média diária de 75.536 passageiros. De Junho a Novembro a fasquia aumentou mais 20 por cento, isto é, 13.900.048, com uma média diária de 90.850 passageiros.
O incremento, segundo a presidente, deveu-se a variação na frota operacional que dos 137 autocarros passou para 237 unidades, representando mais 73 por cento. De igual modo, a tripulação variou de 454 para 704 condutores e cobradores, representando um aumento de mais 55 por cento.
Para manter esta tendência, a empresa tem objectivos estratégicos para os próximos cinco anos a partir de 2012 que consistem na efectivação da separação da empresa e transferência dos meios para o Município da Matola e Delegações Provinciais de Transporte e Comunicações.
No mesmo pacote, está igualmente prevista a manutenção de serviços prestados na região geográfica herdada (Maputo, Boane, Marracuene, Manhiça), mas com melhoria da taxa de cobertura da cidade de Maputo.
Aliás, nos próximos cinco anos, privilegiar-se-á a introdução de novas formas de actuação com vista a aumentar a eficiência operacional (passagem das cobranças manuais às automáticas), bem como assegurar a manutenção e consolidação dos contratos de prestação de serviços com os clientes estratégicos.
Na ocasião, a presidente denunciou a ocorrência, em 2001, de 11 casos de agressão física por pessoas mal intencionadas a tripulação, sobretudo na careira das 23 horas. Todavia, na grande maioria dos casos os respectivos protagonistas foram identificados e entregues as autoridades policias para a devida responsabilização.
A Assembleia Municipal de Maputo, através da resolução de 17 de Março de 2011, autorizou o Conselho Municipal a criar uma empresa municipal de transportes rodoviários de Maputo (EMTPM), com objectivo de gerir e explorar o transporte colectivo de passageiros.