A Rede Reflect Moçambique, em coordenação com a Visão Juvenil e Associação desafio Jovem de Moçambique vão promover uma caravana de Advocacia em prol da alfabetização e educação de adultos, empoderamento comunitário e prevenção do HIV-Sida.
O Roteiro da caravana abrange cinco distritos ao nível das províncias de Maputo e Gaza nomeadamente Marracuene, Manhiça na província de Maputo, Chokwe, Chibuto e Xai-Xai, na província de Gaza.
A caravana vai percorrer os distritos acima referenciados em 10 dias, observando para cada distrito, uma paragem no tempo máximo de um dia e meio, onde serão realizadas três oficinas temáticas no primeiro dia e no segundo será realizada uma plenária envolvendo.
A caravana estará orientada às pessoas de decisão local, líderes comunitários, técnicos de alfabetização e educação de Adultos, outras organizações envolvidas nos processos similares e beneficiários.
Segundo o coordenador Nacional da Rede, José Ferreira, as sessões serão orientadas por facilitadores treinados no quadro Reflect, com recurso aos instrumentos do Diagnostico Rural Participativo (DRP) e Processo Rápido de Avaliação (PRA).
Ferreira disse ainda que na sessões a ser realizadas nos cinco distritos das duas províncias em causa, será feita a análise crítica dos problemas que criam barreiras aos processos da alfabetização e mobilização comunitária.
Segundo a fonte, o objectivo desta caravana consiste na sensibilização das comunidades sobre a importância da alfabetização e educação de adultos bem como a partilha e troca de informações visando o emponderamento das comunidades.
Constitui ainda objectivo do projecto, advogar junto aos serviços distritais de educação e cultura de forma a tornar acessíveis os seus serviços em resposta as necessidades dos facilitadores e ou alfabetizadores contratados assim como não, de modo que se reconheça o valor destes no plano de concretização da meta do governo que e de alfabetizar cerca de 1 milhão de pessoas por ano.
O coordenador nacional disse ainda que a realização da caravana de advocacia esta orçado em 244,215.00 sendo que 25% deste valor será comparticipado pelos participantes da caravana como também de algum parceiros de cooperação, como e o caso da ActionAid, e o Movimento Educação Para Todos (MEPT).
De salientar que a Rede Reflect Moçambique abarca varias organizações da sociedade civil com destaque para Pecov. Ojcd, Adjoma, Adprum, Aprossoj.