Pelo menos 37 pessoas morreram na semana passada em Moçambique em consequência de 53 acidentes de viação registados em todo o país durante esse período.
De acordo com o relatório do Comando-geral da Polícia moçambicana (PRM), os acidentes também resultaram num total de 113 feridos, 37 dos quais em estado grave. ‘Dos 53 acidentes de viação registados, 34 tiveram como causas o excesso de velocidade, sete por má travessia de peões, dois por corte de prioridade, três por ultrapassagem irregular, dois por condução em estado de embriaguez…’, indica o documento.
A Polícia indica que, durante esse período, a cidade e província de Maputo, no Sul do país, bem como as províncias de Manica e Sofala, no Centro, tiveram os maiores números de casos de acidentes de viação. Para conter a sinistralidade, as autoridades têm vindo a intensificar as fiscalizações na via pública, acção que, só na semana passada, abrangeu um universo de mais de 17 mil viaturas.
Na sequência desse trabalho, a PRM aplicou 2.319 multas a diversos prevaricadores e apreendeu 62 viaturas por apresentarem diversas irregularidades.
A Polícia apreendeu igualmente um total de 16 cartas de condução, 14 das quais pertencentes a titulares surpreendidos a conduzir com excesso de velocidade, as duas restantes de indivíduos encontrados a conduzir sob o efeito do álcool.