O índice de actividade económica de Agosto de 2011, quando comparado ao de Julho último, aponta para um aumento do nível geral do volume de negócios em 1,4%, do emprego em 0,5% e das remunerações em cerca de 0,2%.
A situação deve-se ao aumento do índice geral do volume de negócios verificado em quase todos os sectores de actividades económicas, nomeadamente o sector da indústria com 3,4%, energia com 4,4%, comércio a grosso e a retalho com 0,1%, turismo com 0,2 % e outros serviços com 2,9%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O sector dos transportes foi o único que registou uma queda em 0,3% no valor de volume de negócios, de acordo ainda com o INE, referindo, em seguida, que quanto à variação do índice do emprego, o aumento verificado resultou da estabilidade verificada em quase todos os sectores, sobressaindo um ligeiro aumento no sector da indústria em 2,1%.
Os sectores dos transportes e do turismo mantiveramse estáveis, não registando alguma variação, enquanto os do comércio a grosso e a retalho e de outros serviços registaram ligeiros aumentos de 0,3% e 0,2%, respectivamente, em relação ao mês anterior de Julho de 2011.
Em relação às remunerações, o mês de Agosto apresentou um crescimento insignificante de 0,2%, resultante do aumento do índice do sector da indústria em 0,8% e de outros serviços em 0,3%.
Finalmente, o INE indica que o índice de remunerações do sector do turismo mantêve- se estável, enquanto o índice do comércio e o dos transportes registaram quedas de 0,2% e 0,3% e, comparativamente a Agosto de 2010, os índices globais de Agosto de 2011 registaram um aumento, sendo de 4,1% para o volume de negócios, 15,2% para as remunerações e 0,2% para o emprego.