O Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP) e a Associação Visão Juvenil rubricaram, na manhã de Quinta-feira, na Praça da Paz, um memorando de entendimento que visa a formação profissional dos jovens nacionais em situação de pobreza e promover oportunidades de emprego para estes.
O memorando foi assinado pela Delegada do INEFP na Cidade de Maputo, Georgina Muchine e o presidente da Visão Juvenil, Abel da Neves.O governo fez-se representar pela Governadora da cidade de Maputo e Directora do Trabalho da Cidade de Maputo, Lucília Hama e Emília Zunguza, respectivamente.
No memorando, o INEFP compromete-se a garantir a formação profissional dos jovens carenciados organizados pela Visão Juvenil de modo que estes encarem com sucesso o mercado do emprego. Ainda cabe ao INEFP garantir a criação de formadores que poderão expandir o projecto para os outros distritos.
Compete a Visão Juvenil garantir estágio profissional aos formandos bem como encaminha-los ao mercado de trabalho ou ao auto-emprego. A cerimónia foi precedida por uma exposição de diversos produtos que são produzidos na capital do país.
A Governadora da Cidade de Maputo Lucília Hama, louvou a coragem e dedicação da Visão Juvenil ao assumir uma missão tão nobre que é a educação e formação profissional numa altura em que o acesso ao mercado de trabalho constitui um bicho de sete cabeças para muitos jovens.
De salientar que o memorando tem a duração de três anos e poderá ser avaliado pelas partes uma vez em cada ano da sua vigência.