A futura universidade a ser criada pelo partido Frelimo irá denominar-se Nachingwea. A decisão foi tomada pela Comissão Política do Partido Frelimo, reunida na sua 50ª Sessão Ordinária, no passado dia 12 de Outubro.
Nachingwea foi o centro de preparação politico-militar, onde a linha política da Frelimo foi desenvolvida, consolidada e difundida para todo o território nacional.
A Comissão Política da Frelimo já deixou claro que a futura universidade a ser criada pelo partido será meramente académica. Na mesma sessão na qual foi analisada a situação política, económica e social actual do país, a Comissão Política da Frelimo saudou e felicitou os professores por ocasião do seu dia, pela sua nobre missão na formação integral dos cidadãos, nos domínios do saber, saber ser, saber estar e saber fazer o que contribui para a consolidação da Unidade Nacional, cultura de paz, cultura de trabalho e espírito de autoestima.
Por outro lado, aquele importante órgão decisivo do partido Frelimo referiu-se ao lançamento formal do debate público em torno da Revisão da Constituição, um processo que se pretende seja inclusivo e participativo e que contribua para o reforço e consolidação do Estado de Direito Democrático.
Ainda na mesma sessão, a Comissão Política fez um balanço positivo da 8ª Conferência Nacional de Quadros, considerando foi um momento exaltante de debate franco e aberto o que permitiu o enriquecimento das propostas de teses ao 10º Congresso.
A Comissão Política exortou os militantes, em particular, e a população, em geral a participar massiva e activamente na celebração de Samora Machel