A província de Sofala, no centro do país, no terceiro trimestre (Julho, Agosto e Setembro) deste ano beneficiou de investimentos que totalizaram duzentos milhões de dólares norte americanos.
Esse valor é corresponente a dez projectos de investimentos aprovados pelo Centro de Promoção de Investimentos (CPI) para a província de Sofala no período em referência.
Dados do CPI na Beira revelam que, daquele montante, 109 milhões de dólares representam investimento directo estrangeiro (IDE), 90.8 milhões de dólares corresponde a emprestimos e ou suprimentos e apenas 161 mil dólares é que correspondem ao Investimento Directo Nacional (IDN).
Os dez projectos de investimentos aprovados pelo CPI no terceiro trimestre deste ano para Sofala, sete estão orientados para o sector da Indústria e os restantes três referem-se as áreas da Construção, Transportes e Comunicações e Serviços respectivamente.
Em termos de localização geográfica, seis foram direccionados para a cidade da Beira, três para o distrito do Dondo e o outro para o distrito de Chibabava.
No total, os dez projectos são susceptíveis de proporcionar 1.688 novos postos de emprego. O maior projecto, tanto em termos de valor de investimento assim como disponibilização de vagas para o emprego pertence a China-Mozambique Cemente & Mining Development Company, do sector da Indústria e orientado para o distrito do Dondo.
Este projecto que prevê abrir novecentos postos de trabalho está orçado em 98 milhões de dólares norte americanos, dos quais não entra a comparticipação nacional, sendo 34.3 milhões IDE e os restantes 63.7 milhões de dólares correspondem a emprestimos e ou suprimentos.
Depois deste projecto destaca-se o da Biworld International Cement Factory, do mesmo ramo, destinado para Chibabava, orçado em 59.5 milhões de dólares, integralmente IDE e com oferta de 260 empregos.