A selecção nacional de Moçambique joga este sábado a partir das 15 horas no estádio da Machava contra a selecção das Ilhas Comores em jogo da última jornada da fase de apuramento para o Campeonato Africanos das Nações(CAN) de 2012. Os mambas que já não tem hipóteses de chegar ao Gabão e Guiné Equatorial, onde vai decorrer a 28ª edição do CAN, jogam apenas para cumprir calendário.
João Chissano e Mano Mano, treinadores interinos da selecção nacional de futebol, convocaram os seguintes jogadores para esta partida, onde se destacam as estreias de Maninho do Ferroviário da Beira e de Joaquim de Carvalho dos locomotivas de Nampula:
Guarda-redes: Kampango (Tersana do Egipto), Soarito (Maxaquene) e Nelinho (Liga Muçulmana);
Defesas: Gabito (Maxaquene), Miro (Platinum Stars), Zainadine Júnior (Desportivo), Aguiar e Mayunda (Liga Muçulmana) e Chico (Ferroviário);
Médios: Whisky e Rachide (Ferroviário de Maputo), Manuelito (Maxaquene), Paíto, Momed Hagi, Nelson e Telinho (Liga Muçulmana), Joaquim de Carvalho (Ferroviário de Nampula) e Dominguez (Mamelodi Sundowns);
Avançados: Dário Monteiro (Liga Muçulmana), Reginaldo (Maxaquene), Maninho (Ferroviário da Beira) e Sonito (Ferroviário de Maputo).
Esta partida com as Comores poderá também servir de treino para a nossa selecção uma vez que contra este mesmo adversário Moçambique vai disputar um lugar na fase de grupos da zona africana de apuramento para Campeonato do Mundo de Futebol, a disputar-se no Brasil em 2014.
Sobram apenas dez vagas para CAN 2012
Botswana, Costa do Marfim, Senegal e Burquina Faso já garantiram o apuramento para Gabão e Guiné Equatorial, países que irão acolher a 28ª edição da maior prova continental africana a nível de selecções e os restantes dez lugares que faltam vão ser decididos nos jogos desta jornada que começa esta sexta-feira com o jogo entre a República Democrática do Congo e os Camarões.
A surpresa desta fase de qualificação é que o Egipto, sete vezes campeão africano, já não tem hipóteses de apuramento e por isso não poderá defender o título. Mas há outros colossos que se encontram em situação semelhante na corrida para a fase final.
No Grupo “A”, verdadeira corrida de cavalos a três entre os líderes Mali, Zimbabwe e Cabo Verde. As Águias do Mali jogam em Monróvia com a Libéria, enquanto Cabo Verde recebe o Zimbabwe.
Duas vezes campeã africana, a Nigéria, no Grupo “B”, enfrenta no seu reduto a Guiné-Conacri e precisa de uma vitória para assegurar o apuramento. No entanto, os guineenses necessitam de um empate para seguirem em frente depois de em Outubro passado terem vencido em casa as Super Águias. Em Addis Abeba, a Etiópia joga com Madagáscar.
Em Lusaka, a Zâmbia recebe a Líbia na luta pela primeira posição do Grupo “C”, o grupo de Moçambique. Os Chipolopolos têm 12 pontos, um ponto a mais que os líbios, que buscam o lugar na final pela primeira vez desde 2006.
Para o Grupo “D”, todas as quatro equipas, nomeadamente, Marrocos, República Centro-Africana, Tanzania e Argélia, têm chances de qualificação. Em Marraquexe, os “Leões do Atlas” precisam de ganhar a Tanzania para selar a qualificação. Argélia e RC Africana batalham igualmente pela qualificação.
O Senegal já se classificou no Grupo “E”, mas a corrida para terminar entre os dois melhores segundos colocados se endurece entre o RD Congo e os Camarões. O encontro entres estas duas equipas realiza-se em Kinshasa hoje, na abertura da ronda.
No domingo, o Senegal procurará consolidar a primeira posição quando visitar as Maurícias. No Grupo “F”, Burquina Faso viaja a Banjul para enfrentar Gâmbia. Os burquinabes já estão apurados e jogam para cumprimento de calendário.
No Grupo “G”, o Níger lidera surpreendentemente e está de olho na primeira qualificação para o CAN, mas para consumar esse sonho terá de bater o Egipto, no Cairo. No mesmo grupo, África do Sul e Serra Leoa, ambos na luta, jogam entre si. O encontro realiza-se em Nelspruit.
A Costa do Marfim procura manter o registo de cem porcento de vitórias no Grupo “H”. Os marfinenses jogam com Burundi em Abidjan. Os campeões africanos de 1992 continuam a ser a única equipa que venceu os cinco jogos realizados até aqui. Em Cotonou, o Benin ombreia com o Ruanda.
No Grupo “I”, há um encontro de líderes. O Sudão e o Gana têm 13 pontos e enfrentam-se em Cartum. Quem vencer termina como líder e garante o apuramento. A Suazilândia bate-se com o Congo, em Mbabane. O Uganda está mais próximo de garantir a qualificação pela primeira vez na sua história.
Os ugandeses recebem o Quénia, em Kampala, no Grupo “J”. Os quenianos têm remotas chances de apuramento. Neste grupo destaca-se o jogo entre equipas que falam português: Angola e Guiné-Bissau, em Bissau.
No Grupo “K”, a Tunísia enfrentará o Togo, em Tunis, e, em caso de vitória, pode garantir o apuramento, enquanto o Chade joga com o Malawi, em N’djamena.Com o Botswana já apurado, Tunísia e Malawi lutam pela outra vaga. Para o Malawi, a vitória será suficiente para garantir a sua qualificação pela segunda vez consecutiva para o Campeonato Africano das Nações.
Confira os jogos da última jornada da fase de apuramento para CAN 2012
HOJE: RD Congo-Camarões (Grupo “E”)
SÁBADO:
Maurícias-Senegal (Grupo “E”)
Libéria-Mali (Grupo “A”)
Cabo Verde-Zimbabwe (Grupo “A”)
Etiópia-Madagáscar (Grupo “B”)
Nigéria-Guiné-Conacri (Grupo “B”)
Zâmbia-Líbia (Grupo “C”)
Moçambique-Comores (Grupo “C”)
Marrocos-Tanzania (Grupo “D”)
Argélia-RC Africana (Grupo “D”)
Gâmbia-Burquina Faso (Grupo “F”)
Mauritânia-Namíbia (Grupo “F”)
Egipto-Níger (Grupo “G”)
África do Sul-Serra Leoa (Grupo “G”)
Suazilândia-Congo (Grupo “I”)
Sudão-Ghana (Grupo “I”)
Uganda-Quénia (“J”)
Guiné-Bissau-Angola (Grupo “J”)
Chade-Malawi (Grupo “K”)
Tunísia-Togo (Grupo “K”)
DOMINGO:
Benin-Ruanda (Grupo “H”)
Costa do Marfim-Burundi (Grupo “H”)