As previsões meteorológicas sazonais para o período chuvoso e ciclónico 2011-2012 apontam para chuvas abundantes em Moçambique e em vários outros países da região austral da África, devido ao fenómeno “La Niña”, o que constitui um bom sinal para a próxima época agrícola.
Director do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Moisés Benessene, ao revelar este facto na Beira, capital da província de Sofala, disse que para o período que vai de Outubro a Dezembro de 2011 se espera a ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal, na maior parte do país.
A excepção vai, segundo Benesse, para a província de Cabo Delgado e a parte Norte das províncias de Niassa e Nampula (Todas do Norte de Moçambique), onde se prevêem chuvas normais com tendência para acima do normal.
No período de Janeiro a Março de 2012 espera-se a ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal para a maior parte do país com excepção das províncias de Cabo Delgado, Nampula e parte nordeste da província da Zambézia, esta ultima localizada no Centro do pais.
O director do INAM precisou que o projectado fenómeno “La Niña” vai significar muita chuva no país e nos territórios vizinhos, o que faz prever uma boa produção agrícola para todo o país, excluindo apenas as províncias de Cabo Delgado, Nampula, leste do Niassa e nordeste da Zambézia.
Com efeito, apelou aos camponeses para se empenharem arduamente na preparação da campanha agrícola 2011-2012, destacando que as chuvas poderão conhecer um ligeiro atraso nas zonas Sul e Centro do país, devido ao facto de as previsões, nestas regiões, apontarem para precipitações para abaixo de normal, concretamente entre os meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
Dados do INAM acrescentam que os peritos da área do clima dos países da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) reuniram-se recentemente em Windhoek, na Namíbia, para a elaboração desta previsão climática sazonal para a época chuvosa 2011/2012, no âmbito do Fórum de Antevisão do Clima Regional da África Austral (SARCOF).
Assim, durante o período que vai de Outubro a Dezembro de 2011, para a maior parte dos países da região, se espera a ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal.
Porém, para as parte Norte da Tanzânia e Sul de Madagáscar espera-se a ocorrência de chuvas acima do normal, enquanto para o resto da SADC e maior parte de Madagáscar e Maurícias prevêem-se chuvas normais com tendência para acima do normal.
Em face deste cenário, equipas multissectoriais do Governo moçambicano e parceiros de cooperação já se encontram nos distritos a recolher informações para a elaboração do respectivo Plano de Contingência que vai ser submetido ao Conselho de Ministros para apreciação e aprovação.
Segundo o director-geral do INGC, João Ribeiro, citado pelo “Noticias”, a Direcção Nacional de Águas está já a trabalhar na identificação do provável cenário das principais bacias hidrográficas de Moçambique nesta época chuvosa e ciclónica, e os dados definitivos serão divulgados até finais de Setembro corrente.