As fábricas de produção de pão ao nível das províncias de Nampula, Niassa, Cabo-Delgado, Zambézia, Tete Manica e Sofala, nas regiões norte e centro do país, poderão aumentar a sua capacidade de produção e comercialização daquele produto alimentar a partir do próximo ano.
Com efeito, a Bakhresa Group Of Compannies, empresa de capitais tanzanianos está a investir cerca de 30 milhões de dólares na edificação de uma unidade fabril para o processamento de trigo na cidade portuária de Nacala.
A fábrica vai processar 250 toneladas de trigo por dia, nesta primeira fase para abastecer o mercado nacional, conforme revelou à reportagem do Wamphula fax, K. Phaneendra, representante da Bakhresa Grain Milling, Lda.
De acordo com a fonte, o equipamento para o processamento do trigo foi importado da Suíça, enquanto a matéria prima será adquirida a partir dos Estados Unidos da América, Argentina e Austrália.
As obras de construção da fábrica, que empregam, presentemente, mais de 200 operários, entre nacionais e estrangeiros, encontram-se numa fase bastante avançada.
Crida nos anos 70, a Bakhresa Group é uma das mais reputadas indústrias da Tanzânia. E tem as suas operações espalhadas em vários em países, nomeadamente Tanzânia, Zanzibar, Uganda, Quénia, Malawi, Zâmbia e, mais recentemente, Moçambique, empregando cerca de dois mil trabalhadores.