Pelo menos 16 animais bravios foram abatidos durante o primeiro semestre do corrente ano em diferentes pontos da província de Maputo, Sul de Moçambique.
Trata-se de sete hipopótamos, cinco búfalos, três elefantes e um crocodilo, que teriam morto quatro pessoas, para além de ferir gravemente pelo menos uma.
O ‘Diário de Moçambique” refere que aqueles animais bravios mataram ou devoraram cinco cabeças de gado bovino e destruíram extensas áreas de diversas culturas agrícolas e casas.
A maior parte dos ataques dos bravios ocorreram nos distritos de Magude e Moamba, aparentemente devido à sua proximidade ao ‘Kruger Park’ da África do Sul.
As autoridades referem que a invasão de animais provenientes daquele parque fronteiriço deve-se à destruição da vedação por parte de moçambicanos e não só que entram ilegalmente naquele país vizinho e de caçadores furtivos.
Para evitar ataques à população por animais ferozes foram mobilizadas, durante o primeiro semestre, 28 brigadas móveis de defesa de pessoas e bens e emitidas 12 credenciais para caçadores profissionais.