Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carvão extraído pela Vale em Moatize chega pela primeira vez a Beira para exportação

2700 toneladas de carvão mineral extraído da minas de Moatize, na província de Tete, pela multinacional Vale Moçambique, chegou ao princípio da noite desta segunda-feira ao Porto da Beira, transportado em 42 vagões e por três locomotivas.

O minério será descarregado num período de 48 horas, devendo permanecer a céu aberto no Terminal de Carvão daquela infra-estrutura ferro-portuária até que, na sequência da chegada de outros lotes, se atinjam 50 mil toneladas, altura em que será exportado.

Segundo escreve o jornal Notícias, que cita o Presidente do Conselho de Administração dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Rosário Mualeia, depois deste primeiro lote o comboio vai a vila carbonífera de Moatize, numa viagem de 24 horas, para fazer outro carregamento. Em princípio está prevista a circulação de comboios três vezes por semana.

Na sua avaliação, o primeiro comboio chegou com algum atraso, tendo partido de Moatize às 20.00 horas de domingo e chegado ao Porto da Beira depois das 18.00 horas de segunda-feira, circulando a uma velocidade de cerca de 65 quilómetros por hora. Passada uma semana, o tráfego pode atingir uma média diária de seis comboios nos sentidos ascendente e descendente.

Segundo as projecções avançadas por Rosário Mualeia, a primeira exportação de carvão mineral de Tete deverá iniciar-se no dia 28 deste mês, tendo como destino os mercados brasileiro, indiano, japonês e sul-africano. Para o efeito, os navios que farão o transporte poderão chegar ao país no devido momento. Para já, decorrem procedimentos de adjudicação para o embarque, sendo que inicialmente os navios vão transportar uma média entre 50 e 60 mil toneladas de carvão, enquanto se espera que até Novembro próximo os cais de carvão funcionem em pleno no Porto da Beira.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts