Os clientes da operadora de telefonia móvel Vodacom passaram por momentos bastante constrangedores durante o último fim-de-semana, na sequência de problemas técnicos verificados na rede nas províncias de Sofala, Manica, Tete (Centro do país) e Gaza (na região Sul moçambicana).
Desde a noite do último sábado (06 de Agosto de 2011) os utentes da rede móvel da Vodacom ficaram privados de comunicação, uma crise que prevaleceu até o princípio da noite de ontem, domingo (07 de Agosto de 2011).
A empresa Vodacom assumiu publicamente a avaria, tendo solicitado compreensão dos utentes e apresentado desculpas pelos constrangimentos dela resultantes. O Autarca apurou, entretanto, os utentes usando a rede 3G não foram afectados pela avaria.
A Vodacom esclareceu no seu facebook “a melhor rede também enfrenta alguns problemas” – isso antes da reposição da rede. Depois de solucionada a avaria, a empresa comunicou aos clientes através do seu facebook “agora podes voltar a falar e navegar à vontade e barato”.
A Vodacom é a segunda maior operadora de telefonia móvel no mercado moçambicano e gaba-se por oferecer as tarifas mais baratas, permitindo os utentes da operadora efectuarem chamadas a qualquer hora e para qualquer rede móvel ou fixa por apenas cinco meticais por minuto. Concede ainda a vantagem de os utentes poderem navegar na Internet a partir de apenas 0.21 meticais/ mega byte.
Em Moçambique concorrem neste momento no mercado de telefonia móvel duas operadoras, nomeadamente a Mcel e a Vodacom, as quais cobrem significativamente o país, com relevância às cidades capitais das províncias, alguns distritos e algumas estradas principais.
Os utentes do serviço de telefonia móvel nas duas operadoras que funcionam em Moçambique tem o privilégio de optarem utilizar em telemóveis cartões pré-pagos e com contrato.
Tanto os utentes de uma como da outra rede tem sido frequente passarem por constrangimentos como os registados no último fim-de-semana afectando os serviços da operadora Vodacom, pelo que a prática mostra é sempre aconselhável estar ligado às duas redes.