Com vista a disponibilizar toda gama de informação estatística até de nível micro indispensável para a viabilização de projectos de investimento directo privado nacional e estrangeiro, já foi montado na maioria dos 128 distritos moçambicanos o Sistema Estatístico Distrital, tecnicamente designado por Territorial.
A previsão é dotar todos os 21 distritos da província de Nampula que ainda faltam com o mesmo sistema, “pelo que este mês de Agosto vamos concluir o primeiro passo que é de formação de quadros saídos das instituições públicas e privadas relevantes para depois recolherem a informação e fornecê-la ao nosso sistema”, indicou Cirilo Tembe, director da área de Integração, Coordenação e Relações Externas do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ajuntou que a montagem deste sistema mostra-se urgente e necessária “para acompanharmos o processo de descentralização imprimido pelo Governo e para contribuirmos em tudo o que for necessário neste processo de desenvolvimento do nosso país que passa por atrairmos mais investimento directo privado”, enfatizou Tembe, falando esta segunda-feira ao Correio da manhã.
Ele falava à margem da cerimónia de arranque do primeiro curso médio de Estatística em que participam 30 alunos e tem a duração de três anos.
Concluída a sua formação, os discentes irão ocupar-se de acções de ensinar os sectores produtivos a produzir informação estatística nos distritos e localidades, segundo Leonete Mabjaya, coordenadora da Escola Nacional de Estatística do INE.