Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sensibilização sobre abuso sexual de crianças chega a mais escolas de Nampula

O projecto “Este corpo é meu”, que consiste na promoção de actividades viradas para a sensibilização sobre o abuso sexual da criança nas escolas da cidade de Nampula, lançado no mês passado na escola primária dos Limoeiros, conheceu um outro lançamento no sábado passado, desta feita na Escola Primária e Completa de Namicopo-sede, ainda naquele município.

Segundo a explicação dada pelos implementadores da iniciativa, a mesma é feita através de exposições fotográficas interactivas, precedidas de contactos com os pais e encarregados de educação, explicação dos alunos nas grandes tendas onde são montadas as exposições e aconselhamento.

O objectivo principal deste projecto é prevenir o abuso e a violência sexual da criança na cidade de Nampula, porquanto sabemos que, neste momento, são reportados muitos casos de abuso e violência sexual contra crianças.

Então, precisamos de combater esse fenómeno vergonhoso na nossa província, anotou um representante da Associação Reconstruindo a Esperança (ARES), executora do projecto.

Num outro desenvolvimento o orador destacou também o facto de o sucesso na implementação nas escolas da cidade de Nampula, em particular na Escola Primária e Completa de Namicopo, passar pelo envolvimento ou aderência dos pais e encarregados de educação, pois que a boa educação das crianças começa nas comunidades onde elas vivem.

Aliás, a direcção da referida escola comprometeu-se, na ocasião, a fazer tudo o que estiver ao seu alcance com vista à obtenção de resultados desejados na implementação das actividades dessa sensibilização. Com efeito, ela contará igualmente com a colaboração da comunidade escolar e encarregado de educação.

A escolha de “Este corpo é meu” para o nome deste projecto, deve-se, fundamentalmente, ao facto de muitas crianças, apesar de aprenderem várias coisas nas escolas, elas não conhecem a essência e componentes do seu próprio corpo, incluindo as partes íntimas bem como os cuidados a ter com ele.

Nesta primeira fase, o projecto vai fazer as suas actividades de prevenção de abusos e violência sexual contra a criança ao nível das escolas primárias da cidade de Nampula, estando em perspectiva a sua expansão para outras regiões da província onde se reportam casos desses abusos, com desataque para a cidade portuária de Nacala.

As autoridades que superintendem o sector da educação naquele ponto do país, mostram-se satisfeitas com a implementação deste projecto na cidade de Nampula, porquanto é feito num momento em que na realidade aumentam ou registam -se muitos casos de abuso e violência sexual contra crianças.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts