Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produzir mais para reduzir dependência das importações – Primeiro-Ministro

O Primeiro-Ministro moçambicano (PM), Aires Ali, instou, segunda-feira, os produtores do distrito da Moamba, na província de Maputo, sul de Moçambique, a aumentarem cada vez mais a produção, sobretudo de batata-reno, para reduzir a dependência das importações da África do Sul.

Falando no decurso da visita ao projecto Bindzu Agrobusinness e Consultoria, uma associação de jovens agrónomos que está a implementar projectos agrários naquele ponto do pais, Aires Ali manifestou a sua satisfação pelo facto de os jovens estarem a disseminar conhecimentos práticos junto dos agricultores locais que já estão a dar resultados positivos.

Trata-se de uma sociedade de jovens formados que se dedicam ao cultivo de hortícolas e desenvolvem trabalhos junto de produtores, através da disseminação de técnicas de cultivo melhoradas e prestação de apoio aos camponeses em consultoria na elaboração e implementação de planos de negócios.

“O trabalho desta associação juvenil já esta a trazer mudanças para o distrito e para o pais em geral. Os jovens estão também a trazer parcerias que já estão a produzir resultados que levam a crer que com o tempo Moamba vai produzir três safras anuais”, disse Aires Ali.

Os jovens, que para alem de implementar projectos da sua associação estão também a apoiar os trabalhos de uma associação local de agricultores, estão, segundo o Primeiro-Ministro, a trabalhar com maior entrega e determinação na implementação de projectos, o que esta a trazer uma mais valia no aumento da produção.

Eugénio Mulungo, da Agrobusinness, disse que a Associação de que faz parte e’ pertença de três jovens agrónomos que iniciou as suas actividades em 2010 e que emprega actualmente 18 trabalhadores com posto fixo e outros tantos sazonais que, graças as suas parcerias, já possui três tractores que usa em regime de aluguer para ajudar os produtores locais.

Na campanha de 2010, a Agrobusinness prestou apoio aos 650 agricultores da Associação do Bloco Um e trabalhou na revitalização do regadio e na disseminação de técnicas de produção, facto que resultou no aumento da produtividade de batata de sete toneladas por hectare para 20 toneladas.

Na ocasião, os camponeses queixaram- se do facto de os areeiros estarem a desviar o curso das aguas e a provocar uma baixa do caudal do rio Incomati na zona, o que esta a afectar a actividade agrícola tida como principal actividade na zona.

“O mais importante e’ que a área da revitalização e reabilitação das infraestruturas deve avançar e que a agua não pode ser desviada porque ela é essencialmente para a agricultura”, disse Aires Ali em jeito de resposta a reclamação dos agricultores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts