Um tremor de terra com a intensidade de 4,5 na escala de Richter abalou, quarta-feira, o vale do Save, mais precisamente na província central moçambicana de Manica, cujo impacto foi sentido no vizinho Zimbabwe.
De acordo com United States Geological Survey (USGS), o tremor de terra registou-se às 12,37 horas da quarta-feira, numa zona que já foi atingida por aquele fenómeno nos últimos anos, incluindo dois de grande escala, em 2006.
O abalo sísmico, cujo epicentro não foi precisado, provocou pânico entre os residentes de Chipinge, no vizinho Zimbabwe. O jornal zimbabweano “Herald”, citado hoje pela agência noticiosa sul-africana “SAPA”, escreve que não houve danos humanos nem materiais.
A estação de observação sísmica de Goetz revelou que especialistas estão, neste momento, a recolher informações juntos dos seus congéneres moçambicanos para a busca de mais detalhes sobre o fenómeno.
O tremor de terra ocorreu a uma profundidade de cerca de 25 quilómetros, na mesma secção do Vale Rift da África Austral, que também foi palco de dois fortes abalos sísmicos nos últimos cinco anos.