A redução da inflação de 13%, atingida em 2010, para 11%, do primeiro semestre de 2011, está a favorecer o actual cenário caracterizado pela estabilidade da economia moçambicana, segundo Waldemar de Sousa, administrador do Banco de Moçambique (BM).
“Nós estamos satisfeitos com esta estabilidade porque favorece a fortificação da moeda nacional, o Metical, cuja paridade com o Dólar dos Estados Unidos da América está próxima de 29 meticais/USD”, indicou.
A fortificação do Metical face ao dólar norte-americano no Mercado Cambial Interbancário (MCI) teve o seu início em Setembro de 2010, tendo na quinzena de Junho de 2011 registado uma apreciação nominal de 2,09%, em relação ao último dia do mês de Maio passado.
Em termos acumulados e anuais, a moeda nacional registou ganhos nominais na ordem de 11,33% e de 14,88%, respectivamente.
Aquele dirigente enfatizou que o banco central vai continuar com a sua intervenção nos mercados interbancários de modo a assegurar a contenção da Base Monetária a níveis programados para garantir o cumprimento dos objectivos macroeconómicos estabelecidos para 2011.
Tais objectivos fixam o crescimento económico em 7,2%, em 2011, a contenção da inflação média anual em cerca de 8% e o nível de 2402 milhões de dólares norte-americanos em exportações de bens, representando um incremento de 15%, comparativamente a 2010.