O Governo de Moçambique e a Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA) rubricaram, Sexta-feira última, em Maputo, um acordo visando a concessão de 41 milhões de dólares norte-americanos, para cobrir o défice orçamental existente na reabilitação de três troços da Estrada Nacional Numero Um (EN1).
Trata-se dos troços Jardim – Benfica, Xai-Xai – Chissibuca e Massinga – Nhachengue. Assinaram o acordo o Ministro moçambicano da Planificação, Aiuba Cuereneia, e o Director Residente do Banco Mundial, Lawrence Clark.
Um comunicado de imprensa do Ministério da Planificação e Desenvolvimento, recebido pela AIM, indica que no âmbito do Programa Integrado do Sector de Estradas (2007-09), a IDA, em 2007, concedeu ao Governo moçambicano um crédito no valor de 100 milhões de USD alocados ao Fundo de Estradas para a reabilitação de estradas e apoio institucional ao sector.
Durante a implementação do programa em alusão, verificou-se que o valor inicialmente alocado era insuficiente devido a conjuntura económica – financeira internacional, que culminou com a subida dos preços dos materiais de construção no mercado.
A fonte refere que foi em consequência disso que se registou um défice financeiro, sobretudo para a conclusão das obras de reabilitação dos troços acima mencionados da EN1, importante via que liga o Sul, Centro e o Norte do país. Através destes fundos serão financiadas as demais actividades constantes no projecto, tais como a Assistência Técnica, Consultoria e Estudos.
O objectivo do Governo de Moçambique, ao celebrar este acordo de financiamento adicional, é prosseguir com os esforços tendentes a melhorar a transitabilidade destes troços, por via de uma reabilitação de raiz, manutenção e modernização da rede de estradas classificadas.