Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportações do açúcar moçambicano para EUA e Europa iniciam a “meio gás”

O Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI) reconheceu, esta quinta-feira, que as exportações do açúcar moçambicano para os mercados dos Estados Unidos da América (EUA) e da União Europeia (UE) estão ainda a “meio gás”, devido ao arranque tardio da produção da indústria açucareira do país.

Este cenário poderá, consequentemente, influenciar negativamente receitas, comparativamente, ao exercício de 2010, que até princípios do terceiro trimestre, Moçambique já havia arrecadado cerca de 56,7 milhões de dólares norte-americanos, resultantes da exportação para os EUA e UE de pouco mais de 92,4 mil toneladas de açúcar.

Aquele departamento adstrito ao Ministério da Agricultura (MINAG) estima que o volume de receitas para o presente ano de 2011 deverá situar-se muito abaixo dos resultados alcançados no ano transacto.

“Não posso precisar quanto, mas será muitíssimo baixo face a 2010”, salientou Amélia Mondlane, em entrevista exclusiva ao jornal Correio da manhã, concedida esta quinta-feira no Maputo.

Mondlane apontou ainda a queda excessiva de chuva nos finais do ano passado como tendo igualmente contribuído para o arranque tardio da produção de açúcar, tendo concorrido para que houvesse elevadas perdas de cana nas áreas de produção, devido às consequentes inundações.

As quatro companhias de açúcar a operar em Moçambique empregam cerca de 32 mil pessoas. De lembrar que, recentemente, o açúcar de Moçambique perdeu o acesso ilimitado ao mercado da União Europeia devido à fraca quantidade de exportação exigida como padrão aceitável para aquelas bandas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts