O vulcão islandês que atrapalhou o espaço aéreo no norte da Europa parou de expelir cinzas, disseram autoridades de aviação e do serviço meteorológico esta quarta-feira. O vulcão Grimsvotn, que entrou em erupção no sábado, está apenas expelindo vapor, e as preocupações sobre o impacto no tráfego aéreo em consequência da presença de cinzas na atmosfera estão diminuindo, afirmaram.
“Há indícios de que realmente está cessando. Não há nuvens detectadas, parece que apenas vapor está a sair da cratera”, disse Hrafn Gudmundsson, do serviço meteorológico da Islândia. Uma autoridade britânica disse que a erupção de cinzas havia “cessado”.
A Eurocontrol, agência europeia para o controle de tráfego aéreo, disse em sua página no Twitter que a erupção estava chegando ao fim. O departamento meteorológico britânico informou em seu site que estava aguardando confirmações oficiais.
O vulcão mais ativo da Islândia provocou o cancelamento de mais de mil voos no norte da Europa entre terça e quarta-feira, devido a temores com a segurança aérea. Alertas contra a nuvem de cinzas foram suspensos na Grã-Bretanha e na Irlanda na quarta-feira, mas os aeroportos de Bremen e Hamburgo, na Alemanha, ficaram fechados temporariamente, e Berlim também pode sofrer consequências.
O secretário britânico dos Transportes, Philip Hammond, disse à emissora Sky News que a Grã-Bretanha estava se preparando para a possibilidade de uma nova interrupção nos voos. “(A nuvem de cinzas) deve voltar em nossa direção no final desta semana”, afirmou.