A escassos dias do início da 6ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Maputo estão confirmadas as participações de 17 Agências de Publicidade, entre nacionais e estrangeiras. Esta segunda feira é o último dia para inscrições ao Festival, que este ano vai ser presidido por Glória Muianga, conhecida comunicadora moçambicana.
Entrentanto já o júri do Festival já anunciou algumas premiações:
O Prémio Carreira 2011 foi atribuído ao conhecido compositor e intérprete moçambicano Dilon Ndjindji.
O Diploma de Honra José Custódio será entregue este ano às seguintes instituições:
- Jornal Notícias, o órgão de Informação diário que está a comemorar no presente momento o 85º. Aniversário da sua fundação e pelo seu valioso contributo para a dignificação e prestígio da Comunicação Social Moçambicana.
- Jornal Whampula, criado na cidade nortenha de Nampula há cerca de uma década, é o único matutino que serve, utilizando plataformas electrónicas, a zona norte de Moçambique – as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, contribuindo para manter a população actualizada com informação sobre a hora através da Imprensa.
- Instituto de Comunicação Social (ICS), uma instituição pública que estabeleceu uma rede de 35 estações de rádio comunitárias nas zonas rurais de todas as províncias de Moçambique, reforçando o princípio de que a Rádio continua a ser o principal Meio de Comunicação no território moçambicano.
- Grupo de Teatro Mbeu, criado há quase duas décadas, tem desenvolvido assinalável actividade teatral, destacando-se as novas formas de Comunicação para a transmissão de importantes mensagens para as comunidades, nomeadamente no combate ao HIV SIDA e à violência doméstica.
Os 6º festival internacional de Publicidade de Maputo realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de Maio.